Firebird
Também chamado FirebirdSQLé um sistema de gerenciamento de banco de dados. Roda em Linux, Windows e uma variedade de plataformas Unix. A Fundação FirebirdSQL faz a manutenção e desenvolvimento do Firebird.
Baseado no código do InterBase da Borland, quando da abertura de seu código na versão 6.0 (em 25 de Julho de 2000), alguns programadores em associação, assumiram o projeto de identificar e corrigir inúmeros bugs da versão original, final desenvolvimentosurgindo aí o Firebird, que se tornou um banco com características próprias, obtendo uma aceitação imediata na comunidade de programadores. Quase que totalmente compatível com sua origem, estando atualmente em sua versão 1.5, com muitas novidades.
No dia 12 de novembro de 2006, o Projeto Firebird (www.firebirdsql.org) oficialmente liberou a tão esperada versão 2.0 durante a sessão de abertura da quarta Conferência Internacional de Firebird que acontece em Praga na República Tcheca.
E já está se falando até em uma versão 3.0 que hoje tem o codinome Vulcan, cujas características já então seria de um super banco de dados.
Seu maior diferencial ainda se baseia na gratuidade, o banco é free em todos os sentidos: não há limitações de uso e seu suporte amplamente discutido em listas na internet, o que facilita enormemente a obtenção de ajuda técnica.
Ferramentas e Componentes
Abaixo segue uma lista com alguns links interessantes para obtenção de recursos como ferramentas, drivers, etc. Verifique o site oficial do Firebird para uma lista mais completa e atualizada.
Ferramentas de Administração
IBExpert (has personal FREE version)
DB Workbench
FlameRobin (Open Source, runs on Windows, Linux, MacOSX and FreeBSD)
Firebird Development Studio Drivers e Componentes de Acesso
Delphi components
IB Objects
FIBPlus
UIB (Unified InterBase Components)
Zeos
MDO
ODBC
Gemini ODBC driver
Firebird ODBC Driver
EasySoft
OLEDB
ZStyleGroup
IBProvider
Java
JayBird
.Net Provider
Firebird .Net Provider
C++
IBPP
Outras linguagens
PHP
Python
Perl
|
 |
Principais Recursos
Não se engane com o tamanho do instalador! O Firebird é um SGBD completo e poderoso. Ele pode gerenciar bancos de dados de alguns Kbytes até dezenas de Gigabytes com boa performance e praticamente sem necessidade de manutenção!
Abaixo segue uma lista dos principais recursos do Firebird:
Suporte total a Stored Procedures e Triggers
Transações compatíveis com ACID
Integridade Referencial
Multi Generational Architecture
Consome poucos recursos de processamento
Linguagem nativa para Stored Procedures e Triggers (PSQL)
Suporte para Funções Externas (UDFs)
Praticamente não necessita de DBAs especializados
Quase nenhuma configuração - instale e já comece a usar!
Grande comunidade de usuários e vários lugares para se obter suporte gratuito
Versão embedded do SGBD - perfeita para criação de catálogos em CDROM, aplicações "demo" ou standalone
Dezenas de ferramentas de terceiros, incluindo aplicações gráficas de administração, replicação, etc.
Careful writes - recuperação rápida, dispensa o uso de log de transações!
Diversas formas de acesso ao banco de dados: nativo/API, dbExpress, ODBC, OLEDB, .Net provider, JDBC nativo tipo 4, Python module, PHP, Perl, etc.
Suporte nativo para os maiores sistemas operacionais, incluindo o Windows, Linux, Solaris, MacOS.
Backups incrementais
Builds de 64bits disponíveis
Total controle de cursores em PSQL |
 |
 Para todos os tamanhos de BD
Algumas pessoas pensam que o Firebird é um SGBD para ser usado apenas com pequenos bancos de dados ou poucas conexões. Eles estão errados! O FB é usado com grandes bancos de dados e considerável número de conexões. Um bom exemplo foi mostrado na Softool'06, onde o Avarda (ERP Russo) estava rodando com um servidor Firebird 2.0 Classic e um número médio de 100 conexões simultâneas, acessando um banco de dados de 120GB com 700 milhões de registros! O servidor era uma máquina bi-processada (2 CPUs - Dell PowerEdge 2950) com 6GB de RAM. |